terça-feira, 17 de julho de 2012

Atividade 3.1 – Contextualizando a mudança: da teoria à prática

As tecnologias e as mídias ganham espaços no ambiente escolar como ferramentas relevantes para inovar a prática pedagógica e estimular os alunos que as utilizam para se comunicar e buscar informações. Para que essas informações sejam transformadas em conhecimentos é necessário que o professor desenvolva competências e habilidades para trabalhar com os recursos tecnológicos e explorá-los adequadamente, como destaca Dowbor (2001): “As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico”.
Durante todo o processo de desenvolvimento de uma atividade educativa aplicamos algumas estratégias motivadoras que proporcionam livre expressão ao aluno em relação ao contexto trabalhado; dentre essas estratégias contemplamos ao educando o prazer do diálogo. Trabalhos em grupos, debates, seminários, etc, são algumas atividades que favorecem o diálogo além de atrair o aluno pelo uso das tecnologias como: computador, internet, data show, aparelho de DVD, projetor multimídias, caixa de som, microfone, celular, pendrive e outros, contribuindo significativamente para os processos de transformação da escola em um espaço articulador e produtor de conhecimentos compartilhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário