As tecnologias e as mídias
ganham espaços no ambiente escolar como ferramentas relevantes para inovar a
prática pedagógica e estimular os alunos que as utilizam para se comunicar e
buscar informações. Para que essas informações sejam transformadas em
conhecimentos é necessário que o professor desenvolva competências e
habilidades para trabalhar com os recursos tecnológicos e explorá-los
adequadamente, como destaca Dowbor (2001): “As tecnologias são importantes, mas
apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema
técnico”.
Durante todo o processo de
desenvolvimento de uma atividade educativa aplicamos algumas estratégias
motivadoras que proporcionam livre expressão ao aluno em relação ao contexto
trabalhado; dentre essas estratégias contemplamos ao educando o prazer do
diálogo. Trabalhos em grupos, debates, seminários, etc, são algumas atividades
que favorecem o diálogo além de atrair o aluno pelo uso das tecnologias como:
computador, internet, data show, aparelho de DVD, projetor multimídias, caixa de
som, microfone, celular, pendrive e outros, contribuindo significativamente
para os processos de transformação da escola em um espaço articulador e
produtor de conhecimentos compartilhados.
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