sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O Ensino da Programação na Era da Internet

Quando Tim Berners Lee, idealizou e projetou, há 25 anos, o que seria a internet, certamente ele não imaginou a importância que a sua criação teria para as futuras gerações do século XXI. Hoje, realizamos diversas operações pela rede mundial de computadores, desde movimentos bancários, entretenimento com jogos, reuniões através de videoconferência, até mesmo a contratação de serviços e compras on-line. Mas não é somente as empresas que aproveitaram este novo recurso. A área da educação vem incorporando cada vez mais as inovações oriundas da união da tecnologia com a comunicação e proporcionando grandes benefícios ao processo de ensino-aprendizagem. Basta lembrar quanto dinamismo e interação conseguimos agregar através de buscadores inteligentes, redes sociais, blogs e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Agora, pare e pense um instante: Como isto tudo é criado? Como milhares de milhões de bits são transformados em informações relevantes e complexas. São linhas de código percorrendo rapidamente a tela de nossos computadores, sem ao menos percebê-las. Todo este trabalho é executado pelo programador (profissional da área de computação). É um especialista em código ou como dizem no mundo geek, são verdadeiros magos do algoritmo. A programação tornou-se, portanto, uma atividade extremamente necessária para a construção de uma Sociedade do Conhecimento. O advento dos nativos digitais reforça a afirmação de que precisamos mudar o paradigma educacional e preparar nossas crianças para que sejam mais inovadoras e empreendedoras. Iniciativas não faltam por parte de governos como EUA e Inglaterra, além de investimentos de figuras do ambiente da computação, conhecidas pela sua genialidade precoce, como Bill Gates e Mark Zuckerberg. O assunto se tornou tão sério que até mesmo o presidente Barak Obama entrou em rede nacional americana para incentivar a adesão de novos adeptos da programação de computadores. Muitos estudos estão provando o aumento da capacidade cognitiva alcançada com o ensino da programação. Pesquisadores como Mitch Resnick do MIT nos EUA, estão demonstrando os resultados positivos deste novo desafio educacional. A programação estimula a criatividade, aumenta a capacidade de abstração e sistematização de ideias, reforça a capacidade lógico-matemática e encoraja as crianças a resolverem situações-problema. Mas, o melhor desta nova disciplina, é a forma como trabalha a curiosidade infantil e instiga os pequenos na busca pelo saber, isto é, para criar um bom programa você precisa ter uma visão de mundo ampla, aprender-a-aprender, se envolver com o universo que você deseja virtualizar.

   

O garoto Tariq - Foto de tecnologia.uol.com.br

O caso mais recente e que chama a atenção é a façanha do menino de 8 anos Mohamed Tariq Jaffar Ali, criador do aplicativo Kids Zone, que foi um fenômeno de downloads na internet. O Brasil não pode fazer somente o papel de consumidor de tecnologia, precisa investir em novas metodologias educacionais para se posicionar como um dos protagonistas desta revolução mundial. Quem sabe, futuramente, não seremos o berço do próximo Google.


Para solidificar este caminho inovador da educação digital não deixe de ouvir a palestra do Professor Mitch Resnick falando sobre a importância de educar as crianças para as mudanças que estão ocorrendo em nossa sociedade atual e também sobre a sua pesquisa através do desenvolvimento e da disponibilização da ferramenta Scratch. Você também pode ver outra abordagem do assunto no vídeo abaixo disponibilizado pelo canal Olhar Digital. Aproveite e comente a sua opinião. Abraço a Todos!







Referências: 

25 Anos da Internet

Zuckerberg e Bill Gates incentivam jovens

A importância de programar desde cedo

Clubes de programação para crianças 

Garoto de 8 anos cria aplicativo infantil

Postado em 14 de agosto de 2014

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