quarta-feira, 4 de abril de 2012

Atividade 1.1 – Tecnologias na Sociedade, na Vida e na Escola

Síntese do Texto: A Sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação em Conhecimento

Apesar do avanço tecnológico que a sociedade tem vivenciado, existe uma contradição no número de pessoas que dominam as TIC; devido a velocidade com que tem se expandido há um grande número de pessoas que não têm acesso as redes sociais e nem conseguem manipular os equipamentos tecnológicos. Por outro lado as TIC tem de certa forma viciado alunos e professores a utilizar a internet de forma errônea transformando a prática de pensar, escrever, produzir textos ou trabalhos científicos através da prática de copiar e colar. Prática esta que aliena e compromete o processo de ensino e aprendizagem causando o fracasso escolar.
Podemos observar que o tempo atribuído a aprender tem sido ampliado cada vez mais através do aumento da carga horária semanal e anual curricular e do leque de informações tecnológicas; fato este que não tem contribuído para mudanças significativas favoráveis ao êxito do processo de aprendizagem. São várias informações sendo transmitidas ao mesmo tempo. O aumento da demanda de aprendizagem produz no seu contexto uma suposta sociedade do conhecimento, surgindo dessa forma a concorrência e competitividade entre pessoas, levando-as a adquirir cada vez mais conhecimentos. O autor sugere que as novas aprendizagens ocorram de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura de aprendizagem que venha a gerir o conhecimento na perspectiva cognitiva ou social.
O conhecimento informatizado estar disponibilizado e sociabilizado nos inúmeros pontos de acesso distribuídos em todos os continentes, e já faz parte da realidade diária da sociedade; qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento tecnológico pode interagir na web, proporcionando um grande número de informações nas redes sócias, ou seja, os horizontes de acesso às informações aumentaram de forma considerável, sem nenhuma restrição, ocasionando uma aceleração na produção e na distribuição das informações disponibilizadas quase que em tempo real.
Cabe aos usuários das redes sociais utilizarem sites que venham suprir as reais necessidades da aprendizagem do conhecimento, para isso, se faz necessário ter um conhecimento prévio de outras fontes de conhecimento para entender a autenticidade das informações. Segundo Pozo, não se trata  apenas de aprender a navegar pela internet para não “naufragar” de vez. O leitor da web deve ter uma visão crítica das informações expostas na rede, sociais por tanto, se faz necessário adquirir novas competências cognitivas.
A escola possui uma eficiente rede de acesso às ao conhecimento, no entanto, é preciso sistematizá-las, de forma que o aluno possa adquirir o conhecimento regularmente, pois as informações estão sempre se modificando, apresentando novas possibilidades de adquirir conhecimentos. Dessa forma a escola tem a função social de formar cidadãos capazes de utilizar o conhecimento informatizado de forma segura e crítica.

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