Síntese do Texto: A
Sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação em Conhecimento
Apesar
do avanço tecnológico que a sociedade tem vivenciado, existe uma contradição no
número de pessoas que dominam as TIC; devido a velocidade com que tem se
expandido há um grande número de pessoas que não têm acesso as redes sociais e
nem conseguem manipular os equipamentos tecnológicos. Por outro lado as TIC tem
de certa forma viciado alunos e professores a utilizar a internet de forma
errônea transformando a prática de pensar, escrever, produzir textos ou
trabalhos científicos através da prática de copiar e colar. Prática esta que
aliena e compromete o processo de ensino e aprendizagem causando o fracasso
escolar.
Podemos
observar que o tempo atribuído a aprender tem sido ampliado cada vez mais
através do aumento da carga horária semanal e anual curricular e do leque de
informações tecnológicas; fato este que não tem contribuído para mudanças
significativas favoráveis ao êxito do processo de aprendizagem. São várias
informações sendo transmitidas ao mesmo tempo. O aumento da demanda de
aprendizagem produz no seu contexto uma suposta sociedade do conhecimento,
surgindo dessa forma a concorrência e competitividade entre pessoas, levando-as
a adquirir cada vez mais conhecimentos. O autor sugere que as novas
aprendizagens ocorram de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura de
aprendizagem que venha a gerir o conhecimento na perspectiva cognitiva ou
social.
O conhecimento informatizado estar
disponibilizado e sociabilizado nos inúmeros pontos de acesso distribuídos em
todos os continentes, e já faz parte da realidade diária da sociedade; qualquer
pessoa com o mínimo de conhecimento tecnológico pode interagir na web,
proporcionando um grande número de informações nas redes sócias, ou seja, os
horizontes de acesso às informações aumentaram de forma considerável, sem nenhuma
restrição, ocasionando uma aceleração na produção e na distribuição das
informações disponibilizadas quase que em tempo real.
Cabe aos usuários das redes sociais
utilizarem sites que venham suprir as reais necessidades da aprendizagem do
conhecimento, para isso, se faz necessário ter um conhecimento prévio de outras
fontes de conhecimento para entender a autenticidade das informações. Segundo
Pozo, não se trata apenas de aprender a
navegar pela internet para não “naufragar” de vez. O leitor da web deve ter uma
visão crítica das informações expostas na rede, sociais por tanto, se faz
necessário adquirir novas competências cognitivas.
A escola possui uma eficiente rede de
acesso às ao conhecimento, no entanto, é preciso sistematizá-las, de forma que
o aluno possa adquirir o conhecimento regularmente, pois as informações estão
sempre se modificando, apresentando novas possibilidades de adquirir
conhecimentos. Dessa forma a escola tem a função social de formar cidadãos
capazes de utilizar o conhecimento informatizado de forma segura e crítica.
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