quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Atividade 3.3 - Projeto de trabalho em sala de aula

CURSO: Tecnologias na educação – ensinando e aprendendo com as tecnologias de informação e comunicação

UNIDADE 3: Currículo, Projetos e Tecnologias

ATIVIDADE 3.3: Projetos de trabalho em sala de aula

TUTOR: Diran Lopes de Araújo

CURSISTAS:
  • Lenilda Ramalho de Figueiredo
  • Maria do Rosário Mafra Ferraz Nunes
  • Mércia Raquel Santos de Brito
  • Roseane Lopes de Araújo


UNIDADE ESCOLAR: Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes

PÚBLICO ALVO: Alunos do 9º ano A

TURNO: Vespertino

DATA: 25 de junho a 11 de julho de 2012

TEMA: Tecnologia digital integrada ao currículo escolar

ESTRUTURA CURRICULAR:
  • Nível de Ensino: Ensino Fundamental
  • Componente Curricular: Em todas as áreas do conhecimento

OBJETIVOS:

Objetivo Geral: Implementar o uso das tecnologias digitais disponíveis na escola numa perspectiva de inserção nos componentes curriculares e na prática pedagógica, tornando-as dinâmicas e inovadoras para a produção do conhecimento em um ambiente para a aprendizagem colaborativa.

Objetivos Específicos:
  • Inserir as tecnologias digitais no contexto da sala de aula;
  • Conhecer e manipular os recursos tecnológicos disponíveis na escola;
  • Acessar sites de busca;
  • Utilizar a internet como ferramenta de pesquisa e publicação, de forma responsável e prazerosa;
  • Estimular a participação dos alunos na produção coletiva de textos, apresentação de slides e compartilhamento de informações;
  • Compreender a dinâmica de elaboração e apresentação de atividades utilizando as ferramentas tecnológicas;
  • Proporcionar um ambiente para interação entre educadores e educandos.

CONTEÚDOS:
  • Domínio Público
  • TV Escola
  • Programas Educacionais
  • Ferramentas de Produtividade
  • Utilitários

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 20h

CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
  • Utilização dos computadores e internet nas pesquisas e postagens nas redes sociais;
  • Acesso às redes sociais (MSN, facebook, e-mail, blog, twitter).
  • Manuseio cotidianamente das mídias digitais.

ESTRATÉGIAS:
  • Aulas expositivas e práticas com apresentação do Sistema Linux Educacional;
  • Pesquisas nos sites de busca (Wikipédia, Google, terra, UOL, etc) intensificando informações para aquisição de conhecimentos;
  • Leitura de textos com sons, imagens e animações;
  • Elaboração de slides com apresentação das pesquisas.
Contextualizando
        Vídeo: Estudantes da era digital

RECURSOS:
  • Computador
  • Internet
  • Camêra digital
  • Textos online
  • Vídeos

AVALIAÇÃO:
  • A avaliação do aluno será feita levando-se em consideração determinados critérios:
  • Participação e interesse do aluno;
  • Observação dos alunos quanto ao domínio do conhecimento adquirido durante a realização das atividades propostas;
  • Avaliar a produção das atividades desenvolvidas.

REFERÊNCIAS:

T685t Tornaghi, Alberto José da Costa. Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC: guia do cursista / Alberto José da Costa Tornaghi, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Biancocini de Almeida. – 2. ed. – Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010. 120 p.: il.grafs. tabs. ISBN 978-85-296-0106-9. 1. Proinfo.2. Tecnologia educacional. 3. Educação à distância. I. Prado, Maria Elisabette Brisola Brito. II. Almeida Maria Elizabeth Biancocini de. III. Título. CDU: 371.68.

Ramos, Edla Maria Faust. Introdução à Educação Digital / Edla Maria Faust Ramos, Monica Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini. – 2.ed. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009. 292 p.; Il. ISBN 978-85-296-0104-5. 1. Educação à distância. 2. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia  Educacional. I. Arriada, Monica Carapeços. II. Fiorentini, Leda Maria Rangeano. III. Título. CDU: 37.018.43.


Vídeo: Os estudantes da era digital. Disponível no http://www.youtube.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário