sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Atividade 4.2 – Navegando por vídeos e outras mídias

Nesta atividade acessamos o Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ e exploramos o link Recursos Educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores. O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada componente curricular e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio, simulações, textos e hipertextos. 
Entre os diversos vídeos, destacamos:  

1.  Aprender a Aprender
http://www.youtube.com/watch?v=t6d4Ku4jpu4 - expõe o jeito do educador ensinar, sua relação com os alunos e apresenta uma visão diferente de inteligência.
                                         
2.  Diversidade e Preconceito
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=359 - divulga a influência e importância da cultura africana na história brasileira. Discorrendo sobre a cultura afro-brasileira, sua diversidade e sobre a Lei nº 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história, das artes e cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio de todo o Brasil.

Nos outros sites sugeridos como o TV Escola e Domínio Público também encontramos vários links interessantes e um acervo muito amplo e rico de recursos e materiais que podem ser utilizados na prática pedagógica para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.

TV Escola 

1.   A série Geração Saúde 2 tem como desafio dialogar com o jovem, a fim de levá-lo a refletir acerca de seus comportamentos e a reavaliar seus hábitos, assumindo uma atitude mais responsável em relação à sua própria vida e à vida do outro.
4° episódio – Como se prevenir delas: As DST
http://youtu.be/EcrFjQVZxSU - o professor Roberto promove uma palestra em sala de aula sobre DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis. Os nossos heróis, apesar da resistência de alguns, vão à escola e discutem sobre formas de contágio, tratamento e prevenção às DST.

2.   A série Filmes e Programas aborda projetos científicos, desenvolvidos por professores e alunos de escolas públicas de ensino médio, que servem de ponto de partida para o debate sobre o papel da escola como ponte entre o conhecimento científico e a prática cotidiana.
Ciência - EPS 10 - Dengue: um problema de todos - Uma guerra pela saúde. Assim agiram professores e alunos de ensino médio junto à comunidade de Porto Nacional, em Tocantins, no combate à dengue, que tinha se instalado na região em proporções alarmantes. O programa mostra como uma escola pode aprender conteúdos e atuar numa comunidade de forma cidadã.

Domínio Público

O portal Domínio Público se propõe a ser uma biblioteca virtual de referência para professores, estudantes e interessados em geral. O ambiente permite o compartilhamento gratuito do conhecimento e promove o acesso às obras artísticas, literárias e científicas em vídeos, fotos e textos que já estejam em domínio público, de acordo com a Lei Federal nº 5.988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário