1. Os conteúdos identificados no
projeto desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal?
R.: Os conteúdos identificados no
projeto desenvolvido, não estão incluídos
no currículo formal, no entanto, existe discussões sobre a instalação
dos conteúdos trabalhados em projetos didático pedagógico na Projeto Político
Pedagógico da escola, pois entendemos que a integração de tecnologias de
formação e comunicação permite, com efeito, interligar essas duas vertentes,
projetos e currículos em novas práticas pedagógicas.
2. Você consegue inferir quais foram
os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos
no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado?
R.: Um dos conceitos, atitudes e
procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal,
refere-se às aulas expositivas e práticas com o uso das tecnologias no processo
de ensino e aprendizagem.
3. Estes conceitos, atitudes e
procedimentos fazem parte do currículo?
R.: Sim, em outras áreas do
conhecimento.
4. O que os alunos aprenderam sobre o
uso de tecnologias constituem parte do currículo?
R.: Ainda não, no entanto, uma vez
que os estudantes passam a conhecer os recursos tecnológicos disponíveis na
escola, bem como sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem, a
escola terá que rever a proposta curricular inserida no Projeto Político
Pedagógico e integrar o uso das TIC no currículo.
5. Então, o que é currículo?
R. São inúmeras e variadas as
definições sobre currículo. Uma delas refere-se ao plano estruturado de
ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a
alcançar, componentes curriculares a ensinar, processos ou experiências de
aprendizagem a promover, dessa forma podemos inserir o computador como um instrumento de aprendizagem, onde o
aluno atua e participa do seu processo de construção de conhecimento de forma
ativa, interagindo com este instrumento. Pois a tecnologia quando aliada a
educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem, para a realização de ações pedagógicas
significativas utilizando o computador como recursos de conhecimento e
transformação.
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